3 passos para ter mais confiança em seus relacionamentos
Home » Saúde e Bem-Estar » 3 passos para ter mais confiança nos relacionamentos

Portal Alex Paxeco

3 passos para ter mais confiança nos relacionamentos

A confiança é importante tanto para o seu crescimento pessoal quanto para seus relacionamentos. 

É fácil perder a confiança quando os emocionantes estágios iniciais de seu relacionamento começam a desaparecer e você começa a se conectar de maneiras mais realistas.

No entanto, as coisas que podem afetar a sua confiança ou a de seu parceiro podem ser relativamente pequenas, como não enviar uma mensagem de boa noite como você fez em primeiro lugar, ou não mostrar o mesmo amor aparentemente idêntico.

Neste artigo vamos falar sobre como ter mais confiança nos relacionamentos.

O que é confiança nos relacionamentos?

A confiança é antes de tudo a sua crença em si mesmo. Isso se refere principalmente à sua percepção de sua capacidade de enfrentar os vários desafios da vida cotidiana e superá-los com sucesso. 

Também representa seu senso de autoestima e o quanto você realmente acredita que é digno das coisas boas da vida.

Por que a confiança é importante em um relacionamento?

A confiança faz você se sentir melhor e mais feliz consigo mesmo, o que pode impactar positivamente seu relacionamento com seu parceiro.

No entanto, este é apenas um guarda-chuva para os muitos outros benefícios que você obtém de sua autoconfiança.

A confiança inspira e convida a felicidade, que por sua vez afeta positivamente muitos aspectos diferentes de sua vida, tanto como indivíduo quanto como parceiro.

Na verdade, quanto mais experiências positivas você tiver, mais isso precisa se traduzir em seu relacionamento.

A partir daí, é uma questão de implementar e aplicar sua nova visão de vida e de si mesmo em seu relacionamento com seu parceiro e em geral.

Benefícios importantes da autoconfiança no relacionamento com os outros

Uma maior autoconfiança pode afetar positivamente você e seus relacionamentos de várias maneiras: 

  • Melhor autoestima e crença em si mesmo e em suas habilidades, faz você conhecer seu valor e permite que você acredite que seu relacionamento pode ser bem-sucedido. 
  • Menos medo, o que significa que você se tornará melhor em se adaptar e aprender em seu relacionamento, além de levá-lo a níveis totalmente novos. 
  • Menos ansiedade social, o que permite que você se comunique melhor com outras pessoas, incluindo seu outro significativo. 
  • Maior motivação para fazer as muitas coisas que a vida tem a oferecer, o que também permite que você melhore seu relacionamento ao ter novas experiências com seu parceiro. 
  • Reduzindo os pensamentos negativos e adotando uma visão mais positiva da vida e do seu envolvimento romântico. 

Dicas para melhorar a confiança em suas relações

1. Conheça o seu valor

A dica número um para ganhar confiança em um relacionamento, no trabalho ou em qualquer outra situação é construir a confiança em si mesmo primeiro. 

Quando você pratica o amor próprio e acredita em si mesmo, sabe que merece um relacionamento saudável – mesmo que seu relacionamento falhe, você vale a pena, é forte e será mais forte do que nunca.

2. Cuide de você

Para amar a si mesmo, você tem que ser a melhor versão de si mesmo. Abrace seus pontos fortes e trabalhe para superar suas fraquezas. 

Exercite-se todos os dias – mesmo que seja apenas uma caminhada ao redor do quarteirão. Coma de forma saudável para obter a energia e a vitalidade de que você precisa para tornar seu relacionamento o que você é. 

Construa hábitos positivos, como ioga, meditação ou diário, e reserve tempo para as coisas que você gosta. Um você mais feliz é igual a um relacionamento mais feliz.

3. Determine suas necessidades

Todos nós temos seis necessidades humanas que moldam cada decisão que tomamos: certeza, significado, variedade, amor/conexão, crescimento e contribuição. 

Quando essas necessidades são atendidas, sentimos que nossos parceiros não se importam conosco. 

Perguntar sobre suas necessidades pode ser difícil, especialmente se você quiser saber como se sentir mais confiante em um novo relacionamento, mas é fundamental descobrir sua necessidade principal e garantir que ela seja atendida.

Conclusão

Para ter mais confiança nos relacionamentos, você deve identificar quais são as coisas que estão o impedindo de ser a melhor versão de si mesmo. 

As crenças limitantes geralmente afetam os relacionamentos: você pode pensar que não merece ser amado ou nunca encontrará um relacionamento no qual se sinta seguro. 

Se você deseja dominar seus medos como ter confiança em um relacionamento, deve identificar e superar essas crenças.

Uma formação em PNL vai te proporcionar conhecimento, habilidades e suposições para se tornarem praticantes eficazes da programação neurolinguística

Com diferentes motivações, você poderá mudar e instalar alguns programas comportamentais que ajudam a melhorar o desempenho em todas as situações da sua vida.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas
leia mais

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas. Mas, o que é mentir? É o ato...