10 maneiras de melhorar a autoestima hoje mesmo
Home » Saúde e Bem-Estar » 10 maneiras de melhorar a autoestima hoje mesmo

Portal Alex Paxeco

10 maneiras de melhorar a autoestima hoje mesmo

A autoestima é como você se sente sobre si mesmo, ou a opinião que você tem sobre si mesmo. Muitas pessoas buscam melhorar a autoestima para colher os benefícios disso.

Todo mundo tem momentos em que se sente um pouco para baixo ou acha difícil acreditar em si mesmo. 

A baixa autoestima pode afetar quase todos os aspectos da vida. Pode afetar seus relacionamentos, trabalho e saúde. Mas você pode melhorar a autoestima com alguns hábitos simples.

Neste artigo preparamos 10 formas de aumentar a sua autoestima e se sentir bem consigo mesmo.

Entendendo a autoestima

Algumas pessoas pensam em autoestima como sua voz interior – a voz que lhe diz se você é bom o suficiente para fazer ou alcançar algo. 

Primeiramente, a autoestima é, na verdade, sobre como nos valorizamos e nossas percepções sobre quem somos e do que somos capazes.

1. Reconheça situações que afetam sua autoestima

Pense nas situações que parecem esvaziar sua autoestima. Os gatilhos comuns podem incluir:

  • Uma apresentação de trabalho ou escola
  • Uma crise no trabalho ou em casa
  • Um desafio com um cônjuge, ente querido, colega de trabalho ou outro contato próximo
  • Uma mudança nos papéis ou eventos da vida, como uma perda de emprego ou uma criança saindo de casa

2. Desafie o pensamento negativo

Encare seus pensamentos negativos. Pergunte a si mesmo se sua visão está de acordo com os fatos e a lógica. Ou há outra explicação?

Esteja ciente de que pode ser difícil ver falhas em sua lógica. Pensamentos e crenças de longa data podem parecer factuais, mesmo que sejam opiniões.

3. Pare de se comparar

Outras pessoas não podem ser o padrão quando se trata de sua autoestima. Isso porque você sempre encontrará alguém que pareça melhor do que você ou mais capaz do que você em qualquer área da vida. 

Lembre-se de que as pessoas geralmente compartilham apenas as melhores partes de suas vidas online. 

Sua própria vida deve ser o parâmetro e não a vida dos outros, porque o que é seu melhor pode não ser o de outra pessoa e vice-versa. 

4. Pratique o autocuidado

Quanto mais você demonstra que valoriza sua saúde, mais desenvolve a capacidade de amar outras partes de si mesmo. Ouça o seu corpo e evite alimentos que o façam sentir irritado ou cansado. 

Comer de forma saudável e se exercitar também pode aumentar o pensamento positivo e ajudá-lo a se sentir mais encorajado em relação ao seu futuro. 

Se você passa tempo com pessoas que se importam com você, pode descobrir que de repente é mais fácil cuidar de si mesmo.

Lembre-se de que aprender o pensamento positivo e desenvolver estratégias de estilo de vida saudável não serão milagres da noite para o dia.

Mas quanto mais você desafia seus pensamentos e perspectivas, maior alegria pode encontrar em si mesmo e em suas habilidades. Você vai se sentir orgulhoso de quão longe você chegou, e você vai olhar para o futuro.

5. Mantenha-se fisicamente apto

O exercício é uma maneira fantástica de aumentar a motivação. Adote um programa de condicionamento físico e defina metas de condicionamento físico. 

Quebrar o suor fará com que seu corpo libere endorfinas, que são hormônios do bem-estar que você precisa para se sentir melhor. 

Quando seu corpo físico estiver ótimo, você estará confiante para interagir em círculos, dar ideias. As pessoas vão acreditar em você por causa da impressão que você dá.

6. Concentre-se em coisas que você tem controle

É fácil ficar preso em coisas em sua vida que você nunca pode mudar. Por favor, não perca tempo com isso, porque eles só vão enviar sua autoestima em queda livre. Olhe para si mesmo como o motorista do seu veículo e não o passageiro. 

Assuma o controle e decida as rotas que estão disponíveis para você e ignore as estradas sem saída. Todos nós temos muitos caminhos bloqueados à nossa frente, dificultando a mudança. 

E dê a si mesmo permissão dizendo: “Tudo bem também. Deixe-me ver como posso viver com eles positivamente.” Por favor, anote as coisas com as quais você não está feliz em sua vida e as diversas opções que você tem à sua disposição para mudá-las.

7. Comemore pequenas vitórias

Você acordou mais cedo do que costuma fazer todas as manhãs e fez algumas coisas úteis? Você finalmente conseguiu esse emprego depois de muitos meses de busca ou perdeu 2 quilos? 

Comemore as pequenas vitórias em sua vida. Fazer isso é uma maneira eficaz de construir confiança e se sentir bem consigo mesmo. 

Você pode anotar essas pequenas vitórias e, sempre que começar a se sentir deprimido, olhe para elas e aprecie o quão longe você chegou.

8. Desenvolva novas habilidades e hobbies

Quando você se torna habilidoso em algo que acha animador e não precisa ser perfeito, isso lhe dá felicidade. Isso aumentará significativamente sua autoestima. 

Abra sua mente para novas possibilidades e saia da sua zona de conforto. Por exemplo, aprenda sobre PNL e como ela pode te ajudar a ter mais autoestima.

Conheça pessoas diferentes e lide com problemas de forma não convencional. Vá até o limite da sua zona de conforto e comece a construir sua confiança. 

9. Melhore sua aparência

Sua aparência fará muito em aumentar sua autoestima. 

Você pode, por exemplo, considerar mudar seu penteado para algo mais bonito do que o penteado atual, mudar seu guarda-roupa, vestir-se como uma pessoa confiante e ter a melhor aparência em geral.

Por isso, lembre-se de que quando você parecer o seu melhor, você se sentirá melhor. 

10. Concentre-se no que você gosta 

Sua autoestima melhora visivelmente quando você começa a dedicar mais tempo ao que realmente gosta. 

O início da primavera é um bom momento para ajustar sua agenda e implementar novos hábitos, aproveitando os longos dias de luz e temperaturas agradáveis. 

Inspire-se na própria natureza como metáfora e visualize como a paisagem renasce após os tons opacos do inverno. Você também pode experimentar esse renascimento em sua autoestima.

Conclusão

A autoestima é, em essência, como percebemos e valorizamos a nós mesmos. Ter uma boa inteligência emocional passa por entender os benefícios dela e melhorar a autoestima.

Nossa autoestima pode ser influenciada por uma grande variedade de coisas, desde eventos da vida até nossa infância. 

Por fim, quando sua autoestima está baixa, você pode começar a ver a si mesmo (e o mundo ao seu redor) de uma forma mais negativa. 

Conheça a Formação Practitioner em PNL e entenda como controlar seus pensamentos para ter mais resultados e melhorar a autoestima.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas
leia mais

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas. Mas, o que é mentir? É o ato...