Como solucionar conflitos profissionais na sua empresa da melhor maneira possível
Home » Saúde e Bem-Estar » Como solucionar conflitos profissionais na sua empresa da melhor maneira possível

Portal Alex Paxeco

Como solucionar conflitos profissionais na sua empresa da melhor maneira possível

Conflitos profissionais fazem parte de qualquer ambiente de trabalho. Quando você tem um grupo de pessoas trabalhando sob estresse com personalidades diferentes, é provável que haja alguns problemas. Mas como solucionar conflitos profissionais?

Embora o conflito possa ser um combustível criativo que ajuda as equipes a competir e trabalhar de forma mais produtiva, também pode explodir facilmente e levar tudo a um impasse.

Mas como você neutraliza uma situação que é iluminada pela raiva e outras emoções que não respondem ao engajamento racional? Não é fácil, mas existem maneiras. 

Neste artigo vamos falar sobre como os gestores de empresas podem solucionar conflitos profissionais dentro da equipe.

1. Defina o comportamento aceitável

Antes que haja qualquer indício de conflito, você pode reduzir ou até eliminar possíveis problemas estabelecendo um padrão de comportamento no local de trabalho. 

Se você der à equipe espaço para definir o que é e o que não é apropriado, eles o farão.

No entanto, como gerente, é sua responsabilidade definir o tom. 

Você pode fazer isso escrevendo descrições de cargos específicas, criando uma estrutura para como as discussões são conduzidas, observando a hierarquia e quem é responsável pelo quê, definindo práticas de negócios adequadas, escolhendo quais ferramentas de gerenciamento de projetos usar e ajudando na formação de equipes e desenvolvimento de liderança , etc.

Quanto mais você definir as diretrizes, melhor a equipe poderá segui-las.

2. Não evite conflitos

Dependendo do tipo de pessoa e gerente que você é, há várias maneiras de responder a conflitos no espaço de trabalho. Por um lado, você pode ignorá-lo e deixar os participantes resolverem entre si. Esta nem sempre é a pior abordagem. 

As equipes devem saber como colaborar , e a resolução de conflitos é uma das ferramentas necessárias para isso.

No entanto, se você está evitando lidar com o conflito porque o deixa desconfortável ou porque não quer repreender alguém, isso é um passo em falso. Claro, é seu trabalho como gerente lidar com esses assuntos. 

3. Escolha um local neutro

Um dos primeiros passos para difundir qualquer conflito é mudar o ambiente. As pessoas estão acaloradas e essa raiva muitas vezes está ligada a um lugar. 

Parece estranho, mas apenas remover as pessoas da sala em que estão lutando ajudará a colocar o conflito em perspectiva.

4.  Não tire conclusões precipitadas

As razões para qualquer conflito são muitas vezes mais complexas do que parecem à primeira vista. 

Para ser justo no tratamento de todas as partes envolvidas, é aconselhável não concluir nada na compensação. Mesmo que você ache que o conflito é óbvio, dê a todos a oportunidade de compartilhar suas perspectivas. Tenha uma noção da história envolvida. 

Você não quer assumir nada sobre ninguém. Reúna seus fatos como um detetive quieto e depois avalie com a sabedoria de um juiz.

5. Crítica construtiva

Em qualquer conflito há uma infinidade de abordagens, algumas mais críticas do que outras. Mas às vezes as coisas estão claramente erradas, e a crítica é a única maneira válida de lidar com isso. 

Seja como for, as pessoas que você está criticando são as mesmas com quem você trabalhará amanhã e na próxima semana e assim por diante. Então, como você critica sem amargurar, para que você ainda possa liderar efetivamente?

É aí que entra a crítica construtiva. 

É uma abordagem que permite abordar o problema e culpar, mas também apoiar o bom trabalho que foi feito. Você oferece orientação para que o problema possa ser corrigido. 

A equipe agora tem as ferramentas para evitar a repetição, e ninguém fica ressentido.

6. Não Intimide

Como gerente, você está em uma posição de autoridade. Não abuse. Pode parecer a solução simples para coagir o curso correto, mas isso não é pensar a longo prazo. 

A equipe nunca aprende nada com isso a não ser temer você, o que significa que eles não confiarão em você quando algo começar a dar errado, deixando você no escuro até que o problema esteja possivelmente além do reparo. 

Portanto, reserve um tempo para trabalhar na resolução do seu conflito de forma que ele não apareça novamente no dia seguinte.

7. Tome sempre uma decisão para resolver o problema

Lembre-se, você quer dedicar tempo à resolução de conflitos para fazer isso direito. Mas uma vez que você passou por esse processo, então é hora de agir, e você deve fazê-lo de forma decisiva.

Como a PNL pode te ajudar a solucionar conflitos profissionais

A PNL é um conjunto de ferramentas e técnicas de comunicação que visam individualmente a sensibilidade, percepção, intuição, flexibilidade, empatia e inteligência emocional de um funcionário. 

Ele nos permite aprender e modificar os padrões de comunicação interpessoal e intrapessoal de uma forma muito eficaz em um curto período de tempo. 

Também promove o autoconhecimento, que é a base do autodesenvolvimento.

Conheça a Formação Practitioner em PNL e destrave todos os seus medos que ocasionam os conflitos profissionais. Entenda como os seus pensamentos, a sua fala e o seu comportamento influenciam diretamente nos seus resultados.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.
leia mais

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. O ser humano é capaz de sentir as mais...