5 formas de reduzir conflitos profissionais em empresa familiar
Home » Saúde e Bem-Estar » 5 formas de reduzir conflitos profissionais em empresa familiar

Portal Alex Paxeco

5 formas de reduzir conflitos profissionais em empresa familiar

Em qualquer empresa familiar, inevitavelmente haverá algum tipo de conflito entre os membros da família.

Como gerente de uma empresa familiar, você precisa estar preparado para resolver e minimizar essas diferenças quando elas surgirem. 

A resolução de conflitos inclui a abordagem padrão de quais etapas você normalmente toma para encorajar as pessoas a trabalhar em direção a uma solução agradável. 

E um procedimento de escalonamento das etapas que você tomará quando os membros não conseguirem resolver suas diferenças.

Como surgem os conflitos profissionais?

Os conflitos podem surgir por diversos motivos. Conflitos e interpessoais de familiares são comuns. 

Falhas técnicas ou mesmo problemas administrativos também podem ser um fator. 

A melhor maneira de minimizar quaisquer conflitos negativos é interrompê-los antes que aconteçam. Incentive os membros da família a aprender essas habilidades para evitar conflitos tanto quanto possível.

1. Incentive seus familiares a participarem da fase de desenvolvimento do negócio

Isso garante que eles se sintam investidos no sucesso do negócio e sejam responsáveis ​​pelo cumprimento das metas. 

Cultiva um senso de “propriedade” dos objetivos. Certifique-se de obter quaisquer compromissos e expectativas de você e de seus familiares por escrito. 

Concordar verbalmente ou comunicar o papel de cada pessoa não é suficiente. Coloque tudo por escrito para que, se houver alguma dúvida mais tarde, você possa consultá-la novamente.

2. Monitore os marcos com frequência

Isso ajudará você a identificar e resolver pequenos conflitos antes que eles se tornem grandes problemas. Isso pode incluir a realização de reuniões de status regulares e agendadas com sua família.

Você pode obter atualizações sobre o status dos projetos e evitar problemas antes que eles se tornem problemas. Este é um dos propósitos das reuniões familiares.

3. Tenha uma linha clara de comunicação aberta

Os membros da família devem sentir que podem chamar a sua atenção para os problemas, bem como pedir ajuda quando precisarem. 

Cada membro da família deve ser capaz de articular suas ideias com clareza. Comunique-se clara e abertamente sobre marcos, progresso e objetivos do negócio. 

Pratique a escuta ativa. Essa é uma habilidade que todo membro da equipe deve aprender. Como gerente da empresa familiar, você precisa incentivar os membros da família a fazer perguntas e esclarecer ou parafrasear o que eles não entendem. 

O gerente da empresa familiar deve estar sempre disponível para os membros da família para que possam expressar seus problemas em tempo hábil.

4. Incentive os membros da equipe a manter os conflitos profissionais

Isso pode ser especialmente difícil em uma empresa familiar. É importante separar a relação comercial da pessoal. 

Os membros da família devem se ater aos fatos e questões, não às personalidades uns dos outros. Incentive diferentes pontos de vista e expresse opiniões honestamente.

Certifique-se de que todos os membros da equipe se concentrem em soluções acionáveis ​​quando tiverem conflitos. 

Como gerente de empresa familiar ou patriarca/matriarca, você precisa ser proativo e ter visão de futuro para poder antecipar possíveis problemas antes que eles surjam.

Certifique-se de que todos os membros da equipe se concentrem em soluções acionáveis ​​quando tiverem conflitos. Como gerente de empresa familiar ou patriarca/matriarca, você precisa ser proativo e ter visão de futuro para poder antecipar possíveis problemas antes que eles surjam.

5. Se surgir um conflito entre a equipe, ouça todas as partes e todos os lados da história

Observe a linguagem corporal, o tom de voz e o comportamento de todos os envolvidos. Reconheça o problema e suas preocupações dizendo algo como 

“Entendo que você esteja com raiva”. Isso não significa necessariamente que você concorda com eles. Em seguida, tome medidas proativas. Deixe claro que o objetivo final é um negócio de sucesso.

Como líder da empresa familiar , você precisa estar preparado para que conflitos aconteçam a qualquer momento. Toda empresa tem algum tipo de conflito entre seus funcionários.

O principal é tomar medidas para minimizar o máximo possível antes que isso aconteça.

Conclusão

Administrar um negócio com funcionários familiares requer transparência e comunicação clara e inteligência emocional. Você não quer perder funcionários importantes ou prejudicar a moral da empresa devido a conflitos familiares. 

Se surgirem conflitos, lide com eles, concentrando-se nos objetivos de negócios e não nas emoções. 

Quando o conflito familiar aumenta e começa a impactar negativamente os negócios ou relacionamentos familiares, procure um mediador externo para uma resolução eficaz.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas
leia mais

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas. Mas, o que é mentir? É o ato...