Como lidar com a ansiedade no trabalho e evitar problemas sérios
Home » Saúde e Bem-Estar » Como lidar com a ansiedade no trabalho e evitar problemas sérios

Portal Alex Paxeco

Como lidar com a ansiedade no trabalho e evitar problemas sérios

Você sabe como lidar com a ansiedade no trabalho?

Se você está ficando estressado no trabalho, saiba que isso acontece com todo mundo e é completamente normal. 

Mas se você perceber que o estresse é constante, esmagador e o impede de viver sua vida, pode ser um transtorno de ansiedade.

Ter ansiedade no trabalho pode ter um enorme impacto sobre você e sua carreira. As pessoas que se sentem ansiosas no trabalho podem até tomar decisões de carreira com base em sua ansiedade. 

A ansiedade no trabalho pode afetar drasticamente sua qualidade de vida e deixá-lo contando os minutos até às cinco horas. 

O que é ansiedade no local de trabalho?

A ansiedade no local de trabalho envolve sentir-se estressado, nervoso, desconfortável ou tenso com o trabalho, o que pode incluir ansiedade sobre o desempenho no trabalho, interações com colegas de trabalho ou até mesmo falar em público.

A ansiedade pode ser induzida de várias maneiras e muitas vezes não estamos cientes dos gatilhos ou da ansiedade que estamos sentindo.

 Hoje, a ansiedade está rapidamente se tornando comum no local de trabalho. Estamos cercados por pressões sociais e profissionais e, quando elas colidem, podem nos levar a uma espiral e a um colapso.

A ansiedade no local de trabalho pode ter várias causas. O mais comum; prazos apertados, lidar com colegas difíceis ou gerentes exigentes e enfrentar a política do escritório ou fofocas. 

Em algum momento de nossas vidas profissionais devido ao acima mencionado, todos nós provavelmente experimentaremos alguma forma de ansiedade no trabalho. 

Quais são os sinais de ansiedade no trabalho?

Os sinais de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa e caso a caso, embora predominantemente você se sinta como se estivesse preso em um loop. 

Os pensamentos começam pequenos e podem levar sua mente a uma catástrofe. 

Se, por exemplo, você não cumprir um prazo no trabalho, uma mente ansiosa pode começar a se preocupar em ser demitido, então você começará a se preocupar demais. 

Os pensamentos podem parecer inevitáveis, e dizer à sua mente para se aquietar tem o efeito oposto. 

Dicas de como lidar com a ansiedade no trabalho

1. Fale com um colega de trabalho de confiança

Às vezes, apenas poder discutir uma situação de trabalho com outra pessoa pode reduzir a ansiedade. 

No entanto, certifique-se de que, se conversar com um colega de trabalho, seja alguém em quem possa confiar. Você não quer que suas palavras se voltem contra você. 

Dito isto, se você tem alguém em quem sente que pode confiar, os colegas de trabalho podem ser ótimas caixas de ressonância.

2. Tenha uma conversa sincera com seus superiores

Supondo que seu gerente não seja a fonte de sua ansiedade, você pode querer discutir sua situação estressante com ele. 

Se alguém estiver intimidando você, sendo inadequado ou prejudicando seu trabalho, seu chefe poderá ajudar. 

Se é seu chefe que está lhe deixando ansioso para ir trabalhar, você pode querer discutir a situação com alguém em seu departamento de recursos humanos (RH).

3. Seja realista com seus prazos

Às vezes, pode ser fácil dizer ao seu chefe ou cliente que você terá um projeto concluído em uma data específica até chegar no meio do projeto e perceber que subestimou drasticamente o tempo que o projeto levará para ser concluído.

Sentir que não tem tempo suficiente para terminar um projeto (e se orgulhar de um trabalho bem feito) pode criar muita ansiedade em relação ao trabalho. 

Evite isso pensando um pouco mais em quanto tempo um projeto levará e, em seguida, adicionando uma almofada ao seu prazo antes de se comprometer com um prazo. 

Não tenha medo de ser honesto e recuar se seu chefe ou cliente tentar fazer com que você concorde em concluir uma tarefa em um tempo que simplesmente não é realista.

4. Faça algumas pausas durante o trabalho

Todo trabalho é cansativo. As tarefas exigem muita concentração durante a realização, e fazer intervalos em alguns momentos é de extrema importância para evitar a ansiedade.

Além disso, as pausas contribuem para a produtividade e diminuem os níveis de estresse no ambiente de trabalho.

5. Saiba mais sobre PNL

Essas técnicas são versões simplificadas de algumas técnicas de PNL muito poderosas e eficazes. 

Eles fazem parte de um vasto repertório de ferramentas que podem ser usadas em contextos apropriados para criar mudanças rápidas e eficazes.

Aprendendo mais sobre PNL, você terá total controle de seus medos e suas crenças limitantes.

Conclusão

A ansiedade é a maneira do nosso corpo nos dizer que algo está errado. 

Nossas mentes e corpos estão intrinsecamente ligados ao trabalho de uma maneira que um sinal é enviado ao nosso cérebro para nos informar que algo não está funcionando, exibindo sintomas físicos. 

O melhor lugar para começar é dar um nome à sua ansiedade, anotá-la e ouvi-la. Uma vez que você comece a se entender melhor, você entenderá melhor sua ansiedade.

A ansiedade é a inquietação da mente e a boa notícia é que ela pode ser controlada. Com o aumento do estresse no trabalho, é natural ficar preso no ciclo da ansiedade.

A ansiedade no trabalho acontece com todos. Tomar consciência do que o desencadeia é o primeiro passo e rotular seus pensamentos ajuda a combatê-los. 

Embora o trabalho seja importante, se sua ansiedade estiver afetando seu fluxo no trabalho, não a ignore. 

Controle a sua ansiedade e tenha mais foco nos seus objetivos hoje mesmo. Conheça formação Practitioner em PNL e assuma o controle da sua vida agora mesmo.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas
leia mais

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas. Mas, o que é mentir? É o ato...