Conflitos profissionais: como impedir e evitar que eles atrapalhem no trabalho
Home » Saúde e Bem-Estar » Conflitos profissionais: como impedir e evitar que eles atrapalhem no trabalho

Portal Alex Paxeco

Conflitos profissionais: como impedir e evitar que eles atrapalhem no trabalho

Os conflitos profissionais podem fazer a diferença entre um funcionário se sentir engajado e positivo ou insatisfeito e desencorajado. 

Conflitos podem existir no local de trabalho devido a diferenças nas personalidades e princípios dos funcionários. 

O estresse no local de trabalho afeta a taxa de rotatividade de uma empresa, o que significa que quanto mais cedo for resolvido, melhor. 

Neste artigo preparamos algumas dicas de como evitar ou impedir que os conflitos profissionais aconteçam. 

Por que ocorrem os conflitos profissionais?

Qualquer local de trabalho une pessoas com diferentes pessoas, temperamentos, experiências e preferências. 

Nós não nos tornamos amigos de todos que conhecemos – então também não devemos esperar que todos os membros da equipe se deem perfeitamente. 

Embora não seja necessário que todos os colegas de trabalho sejam amigos, um nível de respeito mútuo é crucial para uma cultura saudável no local de trabalho.

Dicas para evitar ou impedir conflitos profissionais

1. Melhore a sua comunicação

Uma das causas mais comuns de conflito no local de trabalho é a falta de comunicação ou má comunicação. 

A má comunicação é uma das maiores razões para saber se há conflito em um ambiente de trabalho. 

Os valores da empresa ajudam a informar as decisões, incentivam o comportamento positivo e ajudam a recrutar e reter funcionários com ideias semelhantes.

Melhorar a comunicação e garantir que todas as informações sejam claras, concisas, corretas e fáceis de entender ajudarão a reduzir a confusão e a tensão no local de trabalho.

Tente se comunicar de forma clara, objetiva e nunca termine uma conversa sem se certificar de que você foi entendido pelas outras pessoas. 

Além disso, saiba dizer não sempre que tiver que dizer.

2. Não ignore os conflitos

Ignorar situações estressantes pode fazer com que elas se acumulem e piorem com o tempo. Isso pode ser detectado por outros funcionários, deixando-os desconfortáveis. 

Os conflitos são melhor resolvidos assim que surgem para evitar que o constrangimento se desenvolva e afete todos no local de trabalho.

Além de diminuir conflitos, enfrentar essas situações ajuda as pessoas a melhorarem sua inteligência emocional.

3. Estabeleça um processo formal de reclamação

Às vezes, os conflitos não podem ser facilmente resolvidos e os funcionários precisam registrar uma reclamação formal. 

É importante que todos os colegas saibam como realizar esse processo para que não se sintam desconfortáveis. 

Os funcionários devem preencher um formulário de reclamação por escrito e enviá-lo ao Gerente de Recursos Humanos para investigação e ação.

4. Busque promover a colaboração

Ter uma política de escritório aberto ou multi-desk, onde diferentes equipes possam se integrar, promoverá a colaboração. 

Ao oferecer dias de trabalho em equipe que estimulem a confiança, pode fazer com que os funcionários se sintam mais à vontade uns com os outros e reconheçam quais tipos de comportamentos são aceitáveis.

5. Trate todos da mesma forma 

Parece óbvio que todos devem ser ouvidos da mesma forma no local de trabalho, no entanto, às vezes os gerentes podem sofrer acusações ​​de favoritismo. 

Os membros da equipe de gerenciamento precisam garantir que permaneçam neutros o tempo todo para minimizar a chance de conflito entre os funcionários.

Conclusão

Os conflitos raramente se resolvem sozinhos. Ao procurar ativamente potenciais tensões no escritório e intervir proativamente, você pode não apenas minimizar a gravidade dos conflitos, mas também impedir que alguns deles ocorram. 

Incentive os funcionários a resolver desentendimentos com colegas enquanto ainda são jovens e certifique-se de que eles saibam que podem recorrer a você para quaisquer desafios que afetem negativamente seu trabalho.

Apesar de todos os melhores esforços para evitar o conflito, ele pode aparecer. Quando isso acontecer, não fuja. 

Aproveite isso como uma oportunidade para crescer e aprender mais sobre sua equipe. 

Você já parou para pensar por que algumas pessoas parecem ser “mais fortes” que outras em diversas áreas da vida? Uma das causas é a inteligência emocional.

É possível evoluir nesse sentido e saber mais sobre o assunto. Pensando nisso, preparamos o Ebook “A vida dos seus Sonhos”. Clique no link e baixe gratuitamente.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas
leia mais

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas. Mas, o que é mentir? É o ato...