8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...
Muitos acreditam que a mente e o corpo não estão relacionados entre si, mas isso não se trata de uma verdade.
Apesar de diferentes eles estão sim interligados um ao outro. Tanto que quando um está em desequilíbrio coloca em risco o equilíbrio do outro.
Imagine uma pessoa que se descobre doente, com sintomas de cansaço e de dor. É preciso muito controle emocional para não permitir que isso afete suas emoções.
E assim acontece também na situação contrária. Quando a mente entra em desequilíbrio, ela pode afetar seriamente o organismo físico. Chamamos isso de doenças emocionais ou psicossomáticas.
Elas são caracterizadas por diversos sintomas no corpo que não tem explicação palpável no sentido de patologias físicas.
Uma das doenças emocionais mais recorrente é a alergia emocional, você já ouviu falar?
Neste artigo, vou falar um pouco sobre ela e o que fazer para tratar.
Se trata de uma condição que acontece quando as defesas do nosso organismo reagem às situações de ansiedade ou estresse intenso que vivemos. Isso pode trazer diversas alterações no corpo, mas principalmente na pele, por meio da coceira, vermelhidão e até mesmo urticárias.
Isso acontece porque tanto a ansiedade, como o estresse, aumentam a produção de substâncias que fazem o hormônio cortisol ser liberado no nosso corpo, provocando uma reação inflamatória que origina a alergia.
Os sintomas podem variar de uma pessoa para a outra, pois dependem da intensidade das emoções que estão causando, da idade, do comportamento e também da predisposição genética.
Listo aqui os principais para você conferir:
Os mais comuns são os sintomas que podem ser sentidos na pele, já que estão próximos às terminações nervosas que se relacionam com os sentimentos de ansiedade e estresse.
Quem já sofre com rinite, asma, psoríase e dermatite atópica pode ter uma piora dos sintomas em decorrência do desequilíbrio emocional.
A primeira coisa a se fazer é procurar um dermatologista para sanar os sintomas físicos da alergia emocional.
O tratamento se baseia no uso de medicamentos antialérgicos que vão aliviar tanto a coceira como a vermelhidão da pele.
Caso os sintomas não melhorem e persistam por mais de duas semanas, o médico pode até mesmo indicar o uso de corticóides para tentar resolver a situação.
Ele pode também recomendar que você busque um psicólogo ou um psiquiatra para trabalhar melhor a sua relação com os sentimentos negativos.
É interessante perceber que assim com a mente e as emoções podem causar ou piorar desequilíbrios no seu corpo físico, ela também tem o poder de curar essas inconsistências.
Até mesmo em uma consulta, o médico pode se interessar em entender como andar seu equilíbrio emocional, e isso tem muito sentido quando entendemos que a mente tem toda essa influência sobre o corpo.
Uma avaliação clínica, que não consegue encontrar causa física para os sintomas, pode sim indicar o tratamento dos aspectos mentais e psicológicos para sanar o desequilíbrio.
Depois de todas essas informações podemos concluir o quão importante é estar sempre cuidando da sua saúde mental. Os benefícios podem ser vistos não somente na pele, mas principalmente na sua qualidade de vida.
Esse artigo fez sentido para você? Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.
Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...
42 Frases de incentivo para ajudar na dieta para emagrecer Você está buscando motivação para mudar seus hábitos alimentares? Então esse artigo é...
Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...