Como a falta de confiança afeta no dia a dia e como desenvolver
Home » Inteligência Emocional » Como a falta de confiança afeta as pessoas no dia a dia e como resolver esse problema

Portal Alex Paxeco

Como a falta de confiança afeta as pessoas no dia a dia e como resolver esse problema

Você sofre de falta de confiança

A falta de confiança se manifesta de várias maneiras, muitas vezes relacionadas a sentimentos persistentes de inferioridade. 

Esse estado emocional faz com que o indivíduo duvide e questione constantemente suas habilidades.

Todo mundo se sente menos confiante em algum momento da vida, seja por falta de preparo, inexperiência ou outros fatores externos.

Neste artigo preparamos um material informativo sobre como a falta de confiança pode afetar no seu dia a dia, e algumas dicas de como melhorar isso.

O que é uma pessoa confiante?

Nem todo mundo nasce com um senso de autoconfiança embutido. 

Às vezes pode ser difícil desenvolver confiança, seja porque experiências pessoais fizeram com que você perdesse a confiança ou porque você sofre de baixa auto-estima.

Uma pessoa confiante:

  • Faz o que eles acreditam ser certo, mesmo que seja impopular
  • Está disposto a correr riscos
  • Admite seus erros e aprende com eles
  • É capaz de aceitar um elogio
  • É otimista.

Como a falta de confiança pode afetar as pessoas no dia a dia

Eles podem criar conflitos e má comunicação em qualquer tipo de relacionamento, seja com seus amigos, colegas de trabalho ou outros membros da família. 

Alguns tipos comuns de relacionamentos que podem ser afetados por problemas de confiança incluem: relacionamentos românticos, amizades, famílias e trabalho.

Dicas para aumentar a confiança em si próprio

Há uma série de coisas que você pode fazer para construir sua confiança. 

Algumas delas são apenas pequenas mudanças em seu estado de espírito; outras você terá que trabalhar um pouco mais para torná-las hábitos familiares.

1. Veja o que você já conquistou

É fácil perder a confiança se você acredita que não conseguiu nada. Faça uma lista de todas as coisas das quais você se orgulha em sua vida, seja tirar uma boa nota em um exame ou aprender a surfar. 

Mantenha a lista por perto e adicione-a sempre que fizer algo de que se orgulhe. 

Quando você estiver com pouca confiança, pegue a lista e use-a para se lembrar de todas as coisas incríveis que você fez.

2. Pense em coisas em que você é bom

Todo mundo tem pontos fortes e talentos. Quais são os seus? Reconhecer o que você é bom e tentar desenvolver essas coisas o ajudará a construir confiança em suas próprias habilidades.

Saiba como os seus pensamentos, a sua fala e o seu comportamento influenciam diretamente nos seus resultados com uma formação em programação neorolinguística.

3. Defina algumas metas

Defina alguns objetivos e defina os passos que você precisa tomar para alcançá-los. Eles não precisam ser grandes objetivos; podem até ser coisas como fazer um bolo ou planejar uma noite com os amigos. 

Basta apontar para algumas pequenas conquistas que você pode marcar em uma lista para ajudá-lo a ganhar confiança em sua capacidade de fazer as coisas.

É difícil chegar onde você quer estar na vida se você não sabe o que está buscando. Algumas pessoas acreditam que evitar metas significa viver uma vida mais despreocupada.

Sem metas, não temos um grau de direção e foco. 

Claro que você pode evitar a decepção, mas apenas evitar a decepção não significa que você está necessariamente feliz.

Seus objetivos às vezes podem ajudá-lo a criar barreiras mentais ou antolhos que o ajudam a manter o foco no que você acha importante e evitar as coisas que são segunda prioridade. 

Quando você traça metas para si mesmo, é mais capaz de evitar coisas que o distraem de alcançar e realizar essas metas.

4. Fale com você mesmo

Você nunca vai se sentir confiante se tiver comentários negativos passando pela sua mente dizendo que você não presta. 

Pense em sua conversa interna e como isso pode afetar sua autoconfiança. 

5. Tenha um hobby

Tente encontrar algo pelo qual você seja realmente apaixonado. Pode ser fotografia, esporte, um jogo ou qualquer outra coisa! Quando você tiver trabalhado sua paixão, comprometa-se a tentar. 

As chances são de que, se você estiver interessado ou apaixonado por uma determinada atividade, estará mais motivado e desenvolverá habilidades mais rapidamente.

Conclusão

Existem diversas maneiras de aumentar a sua confiança. Com alguns hábitos simples, como os descritos neste artigo, é possível ver uma enorme diferença na sua vida.

Tenha em mente que é possível evoluir em qualquer situação. Buscar conhecimento de especialistas nisso pode ser uma excelente forma de buscar a evolução.

Saiba mais sobre o MAP, o treinamento que vai te ajudar a assumir o controle da sua vida, encarar todos os seus medos e se tornar uma pessoa mais confiante.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas
leia mais

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas. Mas, o que é mentir? É o ato...