Afinal, o que é ter coragem? - Alex Paxeco
Home » Categoria » Afinal, o que é ter coragem?

Portal Alex Paxeco

Afinal, o que é ter coragem?

Seja qual for a prova ou o desafio que surgir no seu caminho, é preciso antes de tudo, ser corajoso.

Começar um empreendimento, entrar em um novo relacionamento, mudar de casa ou de vida, buscar outro emprego, iniciar um projeto, comprar um imóvel, mudar um comportamento, se você quer sair do lugar onde está é preciso se movimentar e sem coragem as coisas ficam muito mais complicadas.

Ela é quem te ajuda a enfrentar todos os momentos de estresse e tensão que acontecem no meio da caminhada rumo a um objetivo.

Por isso, nesse artigo vamos falar um pouco mais dessa qualidade tão importante para o sucesso da sua jornada.

O que é coragem?

A palavra tem sua origem no latim, e representa “agir com o coração”.

Ou seja, podemos entender ser corajoso é agir de acordo com seus verdadeiros sentimentos.

Todos nós passamos por diversos momentos desafiadores durante a nossa vida, e muitas vezes até mesmo acreditamos que não somos suficientemente bons para lidar com eles.

Mas, a verdade é que nos falta a coragem para acreditar no nosso verdadeiro potencial. Ele está ali dentro, nós apenas precisamos encontrá-lo para começar a sentir essa segurança que vem naturalmente, e poder agir verdadeiramente acreditando na própria capacidade.

Isso não quer dizer que você não pode sentir medo das coisas darem errado para ser corajoso, pelo contrário, você não consegue evitar uma emoção. Mas você pode aprender a controlar essas emoções e direcionar o seu comportamento perante elas.

O medo vai sempre estar ali, mas o que vai importar é se você sabe usar essa emoção para agir conscientemente e não permitir que ela trave o seu caminho. É nisso que reside a coragem.

Separamos uma lista com 7 passos para te ajudar a despertar a coragem que mora dentro de você.

7 passos para ter coragem

1. Busque o autoconhecimento

A primeira coisa que você precisa fazer antes de usar a coragem para qualquer coisa, é saber o que você realmente deseja. Por isso, é essencial estar sempre em contato consigo mesmo, tentando conhecer melhor suas vontades, seus sonhos, seus desejos. Do contrário, você estará agindo de forma a anular quem você realmente é, e isso não tem nenhuma ligação com coragem. É preciso ser corajoso para ser verdadeiro e autêntico.

2. Descubra os seus medos

Uma vez que você já conhece melhor quem verdadeiramente é, faz-se necessário entender quais são os seus medos. Fazendo isso você vai poder “encarar” o seu inimigo e efetivamente criar coragem para combatê-lo. Como vencer algo que você nem sabe o que é?

É claro que você não vai eliminar o medo 100%, pois essa é uma emoção natural e que faz parte da sua vida, mas vencer o medo significa controlar ele e não permitir que ele te controle.

3. Analise o que é real

Você sabia que o medo pode surgir por meio de ameaças que na verdade não existem? Pois é, nós chamamos isso de ameaças psicológicas. É quando ele existe por motivos que não são palpáveis ou reais, são baseados em suposições.

Por exemplo, quando você está em um relacionamento sério e completamente saudável, e fica o tempo todo com medo de ser deixada. Esse medo não tem um fundamento real já que o relacionamento vai tão bem, e se você se deixar levar por ele, vai acabar criando uma situação complicada e aí sim terá motivos reais para temer tal fim.

É essencial entender o que causa os seus medos, se eles são reais ou imaginários, e então buscar a coragem dentro de si mesmo para superar essa emoção.

4. Anote sempre

Escrever sobre os seus medos no papel vai te ajudar a entender o que realmente precisa ser priorizado. Você consegue ver com mais clareza como está a sua situação no geral, e entende quais são os medos que tem fundamento, e quais são os que precisam ser deixados de lado.

5. Amplie a sua visão

Para ser corajoso é preciso que você tenha capacidade de rever as suas atitudes e comportamentos, assumir os seus e até mesmo de se reposicionar quando necessário.

Você precisa avaliar o que você faz hoje, e como isso está influenciando a busca pelos seus objetivos. Amplie a sua visão, aprenda a olhar para o todo da sua vida. E se for preciso, junte a coragem para recomeçar em um novo caminho.

6. Assuma os riscos, mas sempre com prudência

A vida nos pede coragem para poder enfrentar os desafios, e muitas vezes nós não temos garantia de que as coisas vão dar certo.

Mas, ser corajoso é diferente de ser imprudente.

A imprudência tem a ver com falta de cuidado, desatenção, ou até mesmo uma certa dose de fingir que não se viu o perigo envolvido em alguma situação.

A coragem vai te dar clareza, para entender todos os riscos envolvidos e dosar se é válido ou não agir no momento.

Para dizer não também é preciso coragem.

7. Converse com outras pessoas

Conheça outras perspectivas sobre a coragem.

Busque um grupo, ou outra pessoa que já passou por alguma situação parecida com a sua, escute a experiência dela, como ela se saiu, e analise o que você acha que faz sentido e que pode ajudar na sua própria jornada. Isso pode ser uma grande fonte de inspiração para ser corajoso.

O papel do Controle Emocional no desenvolvimento da coragem

Autoconfiança

Gerir suas emoções vai te proporcionar uma visão mais clara de todas as conquistas que você já teve na sua vida, e não enxergou por excesso de sentimentos negativos. Você vai entender que mesmo que a vida te traga diversos novos desafios, dentro de você existe uma super força capaz de vencer o que vier. Seja consciente da sua capacidade, lembre-se que você nasceu com todas as qualidade e habilidades necessárias para vencer qualquer desafio.

Autossuperação

Na vida, todos nós temos algum tipo de limitação, que pode ser física, emocional ou mental. Nenhuma dessas limitações é por nossa escolha, elas estão aí e precisamos lidar com elas mesmo que não tenhamos vontade.

Isso nos dá duas opções: ou agimos como vítimas e nos deixar levar por um sentimento de impotência, ou então começamos desde já a transformar todo o sentimento de dor em motivação para ser ainda melhor e para superar qualquer que seja o obstáculo.

O melhor caminho sempre vai ser canalizar as suas emoções para superar a si mesmo e descobrir o que de melhor você tem para oferecer ao mundo.

Conclusão

Chegamos a conclusão então de que a coragem, em qualquer nível de consciência, é o impulso que nos permite evoluir sempre.

Quem não consegue ser corajoso fica paralisado quando encontra um desafio e não aproveita todas as oportunidades que vem com ele. Sem a coragem, não tem crescimento ou desenvolvimento.

É importante agir corajosamente e seguir o seu coração! Mas, lembre-se primeiro de ter certeza que é ele mesmo quem está falando.

O conteúdo desse artigo te ajudou de alguma forma? Então partilha nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ser tocadas por essa mensagem.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas
leia mais

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas. Mas, o que é mentir? É o ato...