Como ter mais inteligência emocional para lidar com perdas
Home » Inteligência Emocional » Como ter mais inteligência emocional para lidar com perdas

Portal Alex Paxeco

Como ter mais inteligência emocional para lidar com perdas

Lidar com perdas não é uma tarefa fácil. A inteligência emocional alimenta seu desempenho tanto no local de trabalho quanto em sua vida pessoal, mas começa com você. 

Desde sua confiança, empatia e otimismo até suas habilidades sociais e autocontrole, entender e gerenciar suas próprias emoções pode acelerar o sucesso em todas as áreas de sua vida.

As perdas fazem parte da nossa vida. Seja uma pessoa querida ou uma grande oportunidade, você deve estar preparado para seguir em frente após o acontecimento.

Neste artigo vamos falar sobre como ter mais inteligência emocional para lidar com perdas difíceis.

A inteligência emocional

Simplificando, a inteligência emocional é o quão bem os indivíduos identificam e gerenciam suas próprias emoções e reagem às emoções dos outros. 

É entender como essas emoções moldam seus pensamentos e ações para que você possa ter maior controle sobre seu comportamento e desenvolver as habilidades para gerenciar a si mesmo de forma mais eficaz. 

Tornar-se mais consciente emocionalmente nos permite crescer e obter uma compreensão mais profunda de quem somos, permitindo-nos comunicar melhor com os outros e construir relacionamentos mais fortes.

Dicas de inteligência emocional

Muitas vezes levamos estilos de vida agitados e ocupados e é muito fácil perdermos o contato com nossas emoções. Para reconectar, tente definir um cronômetro para vários pontos durante o dia. 

Quando o cronômetro tocar, respire fundo algumas vezes e observe como você está se sentindo emocionalmente. 

Preste atenção onde essa emoção está aparecendo como uma sensação física em seu corpo e como é a sensação. Quanto mais você praticar, mais se tornará uma segunda natureza.

  1. Não ignore o sofrimento

Refletir sobre os sentimentos negativos é tão importante quanto refletir sobre os positivos para lidar com perdas. 

Entender por que você se sente negativo é a chave para se tornar um indivíduo completo, mais capaz de lidar com questões negativas no futuro.

  1. Preste atenção em como você se comporta

Enquanto estiver praticando sua consciência emocional, reserve um tempo para observar seu comportamento também. 

Observe como você age quando está experimentando certas emoções e como isso afeta sua vida cotidiana. 

Gerenciar nossas emoções se torna mais fácil quando nos tornamos mais conscientes de como reagimos a elas.

  1. Assuma a responsabilidade por seus sentimentos

Suas emoções e comportamento vêm de você, eles não vêm de mais ninguém e uma vez que você comece a aceitar a responsabilidade por como você se sente e como você se comporta, isso terá um impacto positivo em todas as áreas de sua vida.

  1. Respire!

A vida coloca várias situações em nosso caminho, com a maioria de nós experimentando algum tipo de estresse regularmente. 

Para gerenciar suas emoções quando isso acontecer e evitar explosões, não se esqueça de respirar. 

Peça um tempo e vá colocar um pouco de água fria no rosto, vá lá fora e tome um pouco de ar fresco ou faça uma bebida – qualquer coisa para manter a calma e dar a si mesmo a chance de saber o que está acontecendo e como você deve responder.

Conclusão

Muitas vezes, a dor da perda pode parecer esmagadora. Você pode experimentar todos os tipos de emoções difíceis e inesperadas, desde choque ou raiva até descrença, culpa e profunda tristeza. 

A dor de uma perda também pode atrapalhar sua saúde física, dificultando dormir, comer ou até mesmo pensar direito. Essas são reações normais à perda — e quanto mais significativa a perda, mais intensa será a sua dor.

Muitos de nós estamos desconectados de nossas emoções – especialmente as fortes como raiva, tristeza, medo – porque fomos ensinados a tentar desligar nossas emoções. 

Mas enquanto você pode negar ou entorpecer seus sentimentos, você não pode eliminá-los. Quer você perceba ou não, eles ainda estão lá.

O MAP – Método Ação e Poder foi criado para ajudar você, entre vários outros benefícios, a ter mais inteligência emocional para lida perdas e momentos difíceis.

Conheça mais sobre o treinamento clicando aqui.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas
leia mais

Como lidar com pessoas falsas e mentirosas

A mentira definitivamente não é um comportamento saudável, mas mesmo assim está presente nas relações humanas. Mas, o que é mentir? É o ato...