5 hábitos para reduzir o estresse e ter mais tranquilidade no dia a dia
Home » Saúde e Bem-Estar » 5 hábitos para reduzir o estresse e ter mais tranquilidade no dia a dia

Portal Alex Paxeco

5 hábitos para reduzir o estresse e ter mais tranquilidade no dia a dia

Reduzir o estresse é o desejo de muitas pessoas.

O estresse é algo comum. Todos nós enfrentamos o estresse em nossas vidas em graus variados.

Alguns podem ser previstos e minimizados, alguns nos pegam de surpresa e são inevitáveis, e alguns dos estresses que enfrentamos são crônicos e previsíveis, mas não completamente evitáveis.

Neste artigo, preparamos 5 hábitos para reduzir o estresse que vão ajudar você a ter mais tranquilidade.

Os perigos de ter muito estresse

Não é nenhum segredo que o stress pode ser prejudicial, tanto para o corpo quanto para a mente. 

Os sintomas podem começar de forma inócua, tornando-o irritável, deixando-o suscetível a crises de preocupação e deixando-o com baixos níveis de energia.

Com o tempo, no entanto, isso pode se transformar em grandes problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, depressão  e queixas gastrointestinais. 

Sem uma saída para aliviar um pouco do estresse que você enfrenta todos os dias, você pode estar colocando sua saúde geral em risco.

1. Comece (ou termine) o dia com exercícios

O exercício é uma das maneiras mais fáceis de manter seu corpo saudável e liberar o estresse. O exercício melhora a circulação sanguínea, libera endorfinas e lhe dá mais energia ao longo do dia. 

Fazer algum exercício antes de ir para o trabalho pode prepará-lo para um dia produtivo e com menos estresse, mas essa não é sua única opção. 

Você também pode se exercitar quando chegar em casa para se livrar de um pouco do estresse que acumulou ao longo do dia. 

Como você se exercita é com você: correr, levantar peso e até caminhar são boas opções. 

O objetivo é aumentar a frequência cardíaca por um período prolongado – pelo menos 20 minutos.

2. Durma melhor

O sono é um poderoso redutor de estresse. Seguir uma rotina regular de sono acalma e restaura o corpo, melhora a concentração, regula o humor e aguça o julgamento e a tomada de decisões. 

Você é um melhor solucionador de problemas e é mais capaz de lidar com o estresse quando está bem descansado. A falta de sono , por outro lado, reduz sua energia e diminui a clareza mental.

Existem muitas estratégias que podem ajudá-lo a gerenciar o estresse para que ele não interfira no sono. Tirar um tempo para relaxar e relaxar antes de dormir é importante para dormir bem e eliminar o estresse do dia. 

Um período de silêncio antes de dormir permite que você se afaste das preocupações diárias e as deixe de lado antes de dormir.

3. Passe um tempo fora

Seja dando uma volta no quarteirão ou apenas almoçando fora, passar um tempo fora é importante para uma vida saudável. 

Passar o tempo ao ar livre não apenas alivia o estresse, mas também pode aliviar a depressão e fortalecer seu sistema imunológico.

4. Se organize

O primeiro passo para reduzir o estresse é organização. Ele pode surgir quando você se sente sobrecarregado pelo número de tarefas que precisam ser feitas ou prazos que devem ser cumpridos. 

Escrever uma lista de tarefas ou uma estratégia de gerenciamento de tempo pode ajudá-lo a se concentrar em ver cada tarefa até a conclusão.

Sente-se e escreva tudo o que você precisa fazer e cada passo que você precisa dar para completar cada tarefa. 

Priorize o que deve ser feito primeiro e identifique o que pode ser deixado para mais tarde ou o que você pode atribuir a outra pessoa. 

Seja realista sobre quanto tempo levará para concluir cada tarefa e crie espaço em sua agenda para se recompensar por fazer o trabalho.

5. Adote uma atitude de autocompaixão

A autocompaixão é a capacidade de estar atento às suas emoções – ciente das emoções que estão acontecendo dentro de você sempre que você falha em alguma coisa. 

Isso não significa que você se identifica com eles; você pode apenas observá-los e notá-los, sem alimentar o fogo. 

A autocompaixão também envolve a compreensão de que todos cometem erros e que isso faz parte do ser humano. 

E é a capacidade de falar consigo mesmo do jeito que você falaria com um amigo que acabou de fracassar, de forma calorosa e gentil.

Conclusão

Embora um pouco de estresse seja normal e possa realmente ajudá-lo a funcionar de forma mais eficaz em momentos de pressão, o estresse contínuo não é bom para sua saúde física ou mental. É preciso reduzir o estresse para níveis normais.

Desde causar dores de cabeça e perda de sono até afetar a função hormonal, a pressão arterial e os relacionamentos, há muitas razões pelas quais os especialistas alertam para os efeitos nocivos que a atual “epidemia de estresse” está causando na saúde pública.

Quando você começar a perceber que o estresse está afetando como você se sente ou se comporta, pode ser hora de se afastar e passar alguns minutos apenas se concentrando em si mesmo. 

Faça algo de que gosta, como ler um livro ou ouvir música, ou encontre um amigo ou colega de confiança com quem possa conversar sobre como está se sentindo.

Conheça a Practitioner, a formação em PNL que vai te ajudar a fazer a gestão do estresse e diminuir a pressão no trabalho e na vida.

A formação Practitioner em PNL é projetada para fornecer aos participantes conhecimentos, habilidades e pressuposições para se tornarem em praticantes efetivos da programação neurolinguística.

Últimos Vídeos no Youtube

Mais Lidas

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
leia mais

8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo
leia mais

Casos famosos de Síndrome de Estocolmo

Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.
leia mais

Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano.

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. O ser humano é capaz de sentir as mais...