8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina
Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...
Você alguma vez já se sentiu tão assustado com uma possibilidade que o coração saiu do controle, o estômago embrulhou e até calafrios você teve?
Esses sintomas caracterizam a ansiedade, uma emoção que muitos têm e que acontece quando você direciona sua visão para algo que não aconteceu ainda. Isso é completamente normal, desde que não seja algo recorrente.
Acontece que a vida moderna cobra um preço caro para muitas pessoas, a falta de tempo, a grande quantidade de tarefas que precisam ser realizadas ao mesmo tempo, a pressão de se manter em uma situação estável, tudo isso junto aumenta estrondosamente a apreensão que você sente em relação ao futuro.
Daí, vem o transtorno de ansiedade, que é quando essa emoção começa a ser frequente e a prejudicar o andamento da sua vida.
Aproximadamente um quinto dos portugueses sofrem com perturbações psiquiátricas, sendo que 16,5% deles se enquadram em algum tipo de transtorno de ansiedade. Ter acesso a essa informação me fez ver o quão importante é que cada vez mais materiais sobre o tema estejam disponíveis para a população.
Por isso, escrevi este artigo, continue lendo para descobrir mais.
É uma condição originada pelo excesso de ansiedade ou medo.
Essas emoções quando sentidas em níveis exagerados pode interferir na vida pessoal e profissional, pois afeta muito o seu comportamento.
O transtorno faz com que você passe a ter excessivos pensamentos negativos e consequentemente diversos sintomas fisiológicos que fazem a emoção parecer ainda mais real.
A intensidade dos sintomas pode variar, isso depende do grau em que cada pessoa se encontra. Eles podem ser leves, moderados, fortes e até mesmo tão intensos que muitas vezes as pessoas buscam um médico acreditando estar com problemas cardíacos ou outro problema de saúde.
Além de tudo isso, quem sofre com essa condição tem mais chances de desenvolver uma doença cardiovascular, diabetes, obesidade e pressão arterial alta.
Apesar de não se saber exatamente o que desencadeia o transtorno de ansiedade, existem alguns fatores que são facilitadores da condição.
Confira na lista abaixo:
Os sintomas do transtorno de ansiedade podem ser físicos ou psicológicos, listo aqui os mais comuns de cada tipo para você:
É preciso estar atento aos principais sintomas para analisar se eles estão acontecendo em níveis que atrapalham a sua vida e sua rotina.
Existem algumas dicas que te posso dar e que podem ajudar a controlar os seus níveis de ansiedade.
A ansiedade é uma emoção comum e natural, mas que quando se torna excessiva pode ser extremamente prejudicial.
Se esse estado está se tornando corriqueiro ou frequente na sua rotina, fazendo com que você passe a sentir que está sempre esperando algo ruim acontecer, fique atento. Esse é um sinal bem claro de você pode estar sofrendo com a ansiedade patológica.
Assim como em qualquer outro transtorno psicológico, é preciso que você esteja aberto a receber a ajuda profissional necessária para lidar com a ansiedade. Isso porque o psicólogo precisa da sua colaboração para entender o que está causando os episódios de ansiedade.
Esse artigo fez sentido para você? Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.
Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu ao menos o básico das habilidades sociais. E...
42 Frases de incentivo para ajudar na dieta para emagrecer Você está buscando motivação para mudar seus hábitos alimentares? Então esse artigo é...
Um ex-presidiário chamado Jan-Erik “Janne” Olsson invade um banco em Estocolmo, capital da Suécia, e faz quatro pessoas reféns durante seis dias. Estranhamente, as...